Na Babilônia, Negar a Deus

Ergueram um monumento à babilônica divindade. Seu nome é Patrimônio. A voz de autoridade decreta a escolha: ajoelhar-se ou perecer.

Mas veja só. Foi pensando na morte que os cristãos encontraram o sentido da vida. Não só porque há redenção eterna. Mas também porque não existe Humanidade distante de Significado. E não há nada no materialismo que nos traga significado mais profundo que Amar. Não há lucro em estar só, não há vantagem em cercar-se de bens e perder momentos, não há alegria em enriquecer para uma velhice tola, sem afetos, sem saudades, sem filhos e netos.

Não. Negar a Deus seria o mesmo que Negar-se, humanamente, intimamente. Ajoelhar perante o Patrimônio, para adorá-lo, seria mutilar uma existência essencialmente relacional, contemplativa, graciosa, desapegada, planejada para fruir, não possuir, e viver como os passarinhos que não semeiam nem ceifam, mas não padecem pelo cuidado de quem os sustenta. Seria baixar os olhos. Nunca mais ver um pôr-do-sol sem pressa ou culpa.

Por isso os cristãos optaram pelo perecimento, como santos. E confiaram a Deus suas preocupações com o futuro. Todos sabem como termina o conto: nem a lei, nem as chamas foram capazes de destruir este ideal. Intocados pela nova ordem e pelo fogo, os cristãos alcançaram a eternidade e, ainda hoje, escolhem não se curvar, porque crêem nas Palavras eternas:

Tudo mais passará. O amor é eterno.

Anúncios

2 Respostas to “Na Babilônia, Negar a Deus”

  1. Tainá Says:

    Maravilhoso. Só melhora isso daqui, haha. Te amo!

  2. Joéslei Missias Says:

    Gente! Que é isso! Excelente, Thiago!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: